sexta-feira, 19 de março de 2010

CERTO OU ERRADO?

HÁ UM “CERTO” E UM “ERRADO”, OU DEPENDE DE CADA SITUAÇÃO OU AINDA DE CADA SER HUMANO?

DECERTO, JÁ PASSAMOS TODOS POR MUITAS SITUAÇÕES, UMAS QUE AFECTARAM-NOS DIRECTAMENTE, OUTRAS AINDA QUE APENAS INTERFERIRAM COM NOSSO SEMELHANTE, E EM TODAS ELAS PENSAMOS: “ISSO NÃO ESTÁ CERTO!”

UMA VEZ NUMA TERTÚLIA NOCTURNA COM UNS AMIGOS SURGIU A SEGUINTE ARGUMENTAÇÃO: “NÃO ÉS O DONO DA VERDADE...” NÃO, NINGUÉM É O DONO DA VERDADE, TODOS ERRAMOS, TODOS EM DADOS MOMENTOS, FAZEMOS ALGO CONTRÁRIO DAQUILO QUE DEVIA SER. TODAVIA, NÃO DEVERÁ SER DISCUTÍVEL, O FACTO DE SABERMOS SEMPRE O QUE ESTÁ CERTO E O QUE ESTÁ ERRADO, APESAR DE NEM SEMPRE ESCOLHERMOS O MELHOR CAMINHO, E POR QUÊ?

INFELIZMENTE, POUCOS SÃO AQUELES QUE, EM DADA SITUAÇÃO, ESCOLHEM BEM, POIS DE FACTO, O QUE PODERÁ ESTAR EM JOGO, NÃO É SÓ ESCOLHER ENTRE O CERTO E O ERRADO, MAS SIM, ENTRE O QUE ESTÁ CERTO E “O QUE NOS DÁ MAIS JEITO”, ESSE É O PROBLEMA…

É FÁCIL SABER SEMPRE QUAL A ATITUDE CORRECTA A TOMAR, E SE DÚVIDAS HOUVER, BASTA EXECUTAR O SEGUINTE RACIOCÍNIO: SE FOSSE COMIGO, COMO EU GOSTARIA QUE AGISSEM? ASSIM DESCOBRIMOS SEMPRE A RESPOSTA CERTA…

MATAR É CORRECTO? EU GOSTARIA DE SER MORTO?

ROUBAR É CORRECTO? GOSTARIA EU DE FICAR SEM O QUE É MEU?

SUBJUGAR ECONOMICAMENTE OU PSICOLOGICAMENTE ALGUÉM ESTARÁ BEM? SE FOSSE COMIGO IRIA EU APLAUDIR?

AS RESPOSTAS A ESTAS PERGUNTAS PARECEM-ME BASTANTE ÓBVIAS, ENTÃO, PORQUE NÃO AGIR CORRECTAMENTE?

TRISTE REALIDADE A NOSSA, EM QUE A MAIOR PARTE DOS CHAMADOS SERES RACIONAIS NÃO ESCOLHEM AQUILO QUE ESTÁ CORRECTO, OU ESCOLHEM, MAS SEM ANTES PASSAREM PELO SEGUINTE FILTRO: "ISSO É CONTRA MIM?" DE FACTO, AGIR CONTRA OS NOSSOS INTERESSES NÃO É FÁCIL, MAS A PERSECUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR, ONDE HAJA PAZ E FELICIDADE PARA TODOS, EXIGE QUE CADA UM FAÇA A SUA PARTE, E ESCOLHA O QUE ESTÁ CERTO, MESMO QUE NÃO SEJA O MELHOR PARA SI PRÓPRIO, E ENTÃO, TUDO SERIA MELHOR.

É PRECISO TER PRESENTE QUE O QUE É UMA VANTAGEM PARA UM, SERÁ CERTAMENTE UMA DESVANTAGEM PARA OUTRA PESSOA, E PORTANTO, O CRITÉRIO ÚNICO E JUSTO SERÁ MESMO ESCOLHER SEMPRE O CAMINHO, A ATITUDE CERTA.

OS GOSTOS NÃO SE DISCUTEM, ESTES SÃO RELATIVOS, MAS O QUE É CERTO, NÃO É SUBJECTIVO, NÃO DEPENDE DE NADA NEM DE NINGUÉM, É IMANENTE, E ANTERIOR MESMO AOS HOMENS…

5 comentários:

  1. EI-LO DE VOLTA, O ROBERTÃO DAS maiúsculas, AINDA BEM; DESTA VEZ TROUXE UMA REFLEXÃO SÉRIA; GOSTEI MAS FALTA-LHE A ORIGINALIDADE E O HUMOR QUE CARACTERIZARAM AS ANTERIORES.
    EU ACHO QUE V. ENTRA AQUI EM CONTRADIÇÃO COM O QUE ESCREVEU ANTERIORMENTE. ENTÃO EXISTE CERTO E ERRADO ? POR EX. CERTO ESCREVER EM MINÚSCULAS, ERRADO ESCREVER EM MAIÚSCULAS ? FICA AQUI A PROVOCAÇÃO.

    ResponderEliminar
  2. ABEL, OBRIGADO PELA PROVOCAÇÃO, ÀS VEZES FAZ-NOS SENTIR VIVOS, NÃO?

    NÃO HÁ CONTRADIÇÃO NENHUMA, UMA VEZ QUE O QUE ESCREVI, É QUE A SOCIEDADE ESTIPULOU QUE ESCREVER COM MAIÚSCULAS ESTAVA ERRADO, ACHO QUE NESTE CASO NÃO HÁ UM CERTO NEM UM ERRADO, CAÍMOS ASSIM,NAQUELE "VACATIO LEGIS", ONDE NÃO HÁ CERTOS NEM ERRADOS, POR TRATAR-SE APENAS DE UM GOSTO, E POR ESTA RAZÃO, PASSÍVEL DE ESCOLHA...

    ResponderEliminar
  3. ORA SENDO ASSIM EU GOSTARIA DE VIVER EM VACATIO LEGIS (SEM ASPAS); SEM CERTO NEM ERRADO, SEM VIRTUDE NEM PECADO, SEM REU NEM ACUSADOR.
    como vê continuo provocando...

    ResponderEliminar
  4. SERIA BOM, DE FACTO, VIVER ASSIM, ACONTECE, QUE ESSA PRERROGATIVA TERIA CONSEQUENCIAS NEFASTAS, POIS SE TODOS QUISESSEM FAZER A TODO MOMENTO AQUILO QUE DESEJASSEM, SEM QUE HAJA UM ESTABELECIMENTO QUALITATIVO DAS NOSSA ACÇÕES, TERÍAMOS UM MUNDO DESORDENADO, E PROVAVELMENTE INSUPORTÁVEL DE VIVER...ALIÁS, NÃO SENTE QUE DE CERTA FORMA JÁ SERÁ ASSIM?

    CONTINUE, POIS...

    ResponderEliminar
  5. sinto sim, mas não será precisamente porque cada vez há mais regras (ordens), cada vez há menos liberdade individual, cada vez mais os poderes instituídos nos impõem mais e mais certos e errados?
    mas como sabe eu só quis acicatá-lo, ñ sou a favor da anarquia!
    e não há nada na sua prosa inicial com q eu não possa concordar...

    ResponderEliminar